office, home office, online marketing

O que é Inovação Aberta

Alfa Collab

Inovação aberta acelera processos de atualização competitiva e de diferenciação

Inovação aberta é um conceito que traz em sua origem o desafio das empresas se abrirem para o mundo, especialmente em pontos sensíveis e de grande valor competitivo, com o objetivo de desenvolver soluções criativas em colaboração com agentes externos. Dito assim de modo prosaico pode parecer um movimento fácil e até trivial. Contudo, a realidade é bem diversa desse aparente cenário de tranquilidade.

Em geral, inovações tendem a ser produzidas por pessoas que ousam pensar diferente da grande maioria. Estejam elas dentro ou fora das organizações. A ideia central por trás da inovação aberta é que, em um mundo de conhecimento amplamente distribuído, as empresas não podem se dar ao luxo de confiar tão somente em suas próprias pesquisas. Ao contrário, elas devem comprar ou licenciar processos ou invenções de outras fontes, sejam outras empresas e startups.

A prática da inovação aberta acelera processos de atualização competitiva e aumenta as chances de inovações diferenciais e exclusivas.

Neste sentido, inovação aberta com startups, uma de suas modalidades mais praticadas, trazem a vantagem do ineditismo. Inovação aberta com grandes fornecedores dificilmente agrega exclusividade, uma vez que eles atendem vários clientes concorrentes. As startups, por sua vez, agregam agilidade, mas também trazem riscos, especialmente pela fragilidade de suas estruturas incipientes. Já com fornecedores de peso o risco é menor, pois suas soluções já foram exaustivamente testadas e aprovadas.

Abertura para o novo e para o diferente

Se fosse preciso eleger os aspectos críticos mais relevantes da inovação aberta, certamente seriam mencionados dentre os primeiros da lista a necessidade de abertura para o novo e o diferente, e a aceitação do erro como modo normal de operação. Nesta trilha, vale relembrar um dos mantras das abordagens ágeis, “errar rápido para corrigir rápido e com menor custo”. Em última análise, a Inovação aberta promove uma nova mentalidade corporativa mais adequada à era da Transformação Digital. Uma mentalidade mais ágil, com foco na satisfação do cliente e no desenvolvimento de produtos de grande impacto competitivo, com a máxima velocidade.

Assim como as demais atividades estratégicas de uma organização séria e competitiva, um programa de inovação aberta com startups deve ser uma ação estruturada e muito bem planejada. Ela difere de outras ações, por assim dizer, mais tradicionais, justamente pelo seu compromisso com a abertura ao novo e ao diverso, pelo seu intenso diálogo com ecossistemas externos, e pela agilidade com que se move dentro da organização. Por outro lado, esta é uma ação como qualquer outra, que deve ser aplicada em casos específicos, trazendo riscos e benefícios. Mais que tudo, deve prevalecer a sua razão de existir: servir ao sucesso empresarial da organização pela inovação.