Dados Inovadores para Análise de Crédito de PF

Como enxergar o cliente por inteiro

O QUE É O DESAFIO?

Acessar, coletar e analisar dados de aspectos da vida dos nossos clientes que tradicionalmente não são considerados nas avaliações de crédito, tais como, metadados de smartphones, fluxo de transações de PIX, compras online e outros.

Adicionalmente, os participantes deverão prover um conjunto de metodologias para determinar o perfil de risco de potenciais tomadores de crédito (Pessoa Física), a partir da análise desses dados alternativos, não-tradicionais e disruptivos.

CONTEXTO

O Alfa é reconhecido por sua análise de crédito cuidadosa e assertiva, e não por acaso detém uma das menores taxas de default do mercado financeiro brasileiro. Apesar desta posição privilegiada, tendo em perspectiva a explosão de informações do digital, é hora de aprimorar o nosso processo de avaliação dos perfis de risco de potenciais tomadores de crédito, inclusive para detecção proativa de suas necessidades.

A equipe de crédito para pessoa física varejo busca startups com expertise em análise de crédito a partir de dados alternativos, possibilitando às áreas de negócio visualizar outros aspectos da vida dos nossos clientes que hoje não são tão claros.

PROCESSO DE SELEÇÃO

Serão selecionadas dez startups dentre as inscritas. Em seguida, cada uma receberá dados de CPFs aderente ao tipo de informação que se propõe a analisar. A partir do recebimento da massa de dados, as startups terão uma semana para traçar o perfil de risco de crédito de cada CPF.

Ao final deste período de uma semana, as startups apresentarão seus resultados para uma banca avaliadora, que selecionará aquelas com melhores soluções. As startups aprovadas serão convidadas a integrar o Alfa Collab.

ELIGIBILIDADE PARA PARTICIPAÇÃO



Estão aptas a participar do Desafio startups que já possuam solução desenvolvida. Além disso, a startup deve estar incorporada, seu modelo de negócios deve estar provado e seu Product Market Fit atingido.

São elegíveis startups com registro de CNPJ criadas após 01/07/2012.





CALENDÁRIO

11/07 a 22/07

Prazo de inscrições (pelo formulário abaixo)

25/07 a 29/07

Seleção das startups para o desafio + Assinatura de NDAs para disclosure
de massa de dados

01/08 a 07/08

Desenvolvimento das análises

08/08

Apresentação dos resultados pelas startups participantes

08/08 a 12/08

Deliberação dos melhores cases e convite para ingressar ao Alfa Collab (startups serão comunicadas por e-mail ou telefone, e os resultados serão publicados posteriormente no site)

BENEFÍCIOS DO DESAFIO

Além do campo de testes perfeito para a sua solução, as startups selecionadas são automaticamente convidadas a participar de um programa de inovação bem estruturado, o Alfa Collab, em que terão a oportunidade de acessar as empresas que integram o Conglomerado Alfa e os mercados que essas empresas exploram, e até mesmo receber investimentos.

Uma vez no Alfa Collab, as startups terão a oportunidade de:

  • Desenvolver negócios com as principais áreas de negócio do Conglomerado Alfa;
  • Acesso à expertise e conhecimento da equipe de crédito do Alfa;
  • Eventualmente, receber investimento ou empréstimo (equity free), caso haja interesse e se encaixe na tese de investimentos do Alfa Collab;
  • Conheça mais sobre os benefícios do Alfa Collab.

Formulário de Inscrição