Claudio Cardoso | Alfa Collab | outubro 2020
Surge um novo cliente e com ele a necessidade de uma nova cultura empresarial
Não existem empresas ou indivíduos que já não participem da transformação digital há pelo menos duas décadas. Desde a utilização dos primeiros terminais de auto atendimento bancário nos anos 1990, passando pelo uso diário de smartphones, esse processo se tornou universal e em franca expansão a todo tipo de atividade, em todo o mundo.
O tema ganhou impulso com a pandemia quando vários setores antes menos sensíveis à digitalização se viram compelidos a adotar soluções de forma urgente, em especial, no varejo. O comércio eletrônico é, hoje, compulsório em alguns casos.
A palavra transformação ficou ainda mais evidente em tempos recentes: o movimento de intensa digitalização dos negócios implica em uma significativa mudança nos processos das organizações.
A transformação digital implica em novos processos nas vendas, na logística, no controle financeiro, na sincronia dos estoques, no marketing, acompanhada, ou melhor, precedida por uma nova mentalidade empresarial, mais ágil e mais tecnológica.
Adotar tecnologias e compreender que o cliente mudou
Em resumo, transformação digital é a adoção da tecnologia digital para transformar serviços ou negócios, tanto pela substituição de antigos processos por operações digitais, como por uma mudança na cultura das organizações, incluindo aqui, novas funções, nova formação profissional, novos aparatos tecnológicos, sem mencionar no uso intensivo de dados como matéria-prima do marketing e do planejamento.
Embora se concretize em uma série de práticas, tais como deixar de usar impressoras na empresa, ou, mais recentemente, adotar a computação em nuvem e utilizar API para agregar novas funcionalidades aos sistemas de informação, a transformação digital provoca impactos na cultura interna. Em particular, o novo contexto solicita maior abertura para se trabalhar com um ecossistema de soluções, além de solicitar maior foco na entrega de produtos orientados à satisfação do cliente.
Essencialmente, a transformação digital estabeleceu uma nova conexão com um novo cliente, cada vez mais conectado, cada vez mais exigente por serviços prestados em novos ritmos, com entregas mais rápidas e personalizadas. O cliente de hoje quer solução imediata e agilidade na interação com o vendedor. Para atender às novas exigências do mercado as empresas devem coordenar mudanças em todos os pontos da organização, além de investir em sua atualização tecnológica. É hora de mergulhar sem medo no digital, um verdadeiro oceano de novas oportunidades.