Claudio Cardoso | Alfa Collab | Julho 2023
O MVE está para a construção de ecossistemas de negócios como o MVP está para o lançamento de produtos
Minimum Viable Ecosystem (MVE) é um conceito recentemente adaptado dos estudos da biologia para o mundo dos negócios. Diferente do Minimum Viable Product (MVP) que procura testar a aceitação de um novo empreendimento, o seu objetivo não é investigar a demanda dos consumidores. Diferente disso, o MVE visa alinhar parceiros em torno do desafio de criar e entregar uma proposta de valor. Em sua essência, reside o princípio de que ninguém faz nada sozinho, menos ainda em um mundo cada vez mais sofisticado e complexo. Alinhamento é a sua palavra-chave.
Dentre os principais divulgadores do termo estão Ron Adner, professor de gestão, de estratégia e de empreendedorismo da Tuck School of Business, ligada ao Dartmouth College, coautor de “Vença o Jogo Certo” (Altabooks, 2023). De forma destacada e, em boa medida pioneira, Adner desenvolveu o conceito aplicado à ecologia de negócios para contextualizar novas dinâmicas empresariais criadas para formar e testar cadeias de parceiros em regime de alta interdependência. Esses parceiros encontram-se organizados como um ecossistema minimamente funcional, capaz de sustentar as interações entre os múltiplos atores reunidos em torno de uma proposta de valor.
Assim como o Minimum Viable Product (MVP) existe para o empreendedorismo, especialmente no desenvolvimento de produtos a partir de um conjunto mínimo de recursos para atender às necessidades dos consumidores, o MVE é uma abordagem aplicada ao contexto dos negócios articulados como um ecossistema de parceiros que se mantêm coesos porque nessa união todos saem ganhando.
A ideia por trás do MVE é identificar e criar um conjunto básico de componentes e interações essenciais para o funcionamento do próprio ecossistema. Isso inclui a seleção de atores-chave, como fornecedores primários de tecnologias ou de serviços básicos para a existência de toda a cadeia orquestrada, além dos próprios consumidores que, neste contexto, atuam não somente como compradores dos produtos ou serviços, mas como protagonistas dos seus aprimoramentos.
Ao criar um MVE, o empreendimento busca aprofundar o domínio dos seus processos fundamentais e, de modo especial, refinar a arquitetura de valor que mantém os integrantes reunidos em torno do desafio do negócio. Adicionalmente, o MVE serve como modelo simplificado para a análise da viabilidade da proposta de valor e de sua capacidade para atrair e alinhar vários atores em torno de ganhos potenciais.
É importante ressaltar que o MVE é uma representação simplificada do ecossistema real do negócio que, em geral, se realiza em arranjos complexos. Experiências demonstram que ele é um modelo-protótipo bastante efetivo para testar ecossistemas de negócios vencedores.
Neste ponto é bom lembrar que ecossistemas não surgem repentinamente, como que por mágica. Assim, o objetivo principal do MVE é atrair os parceiros certos para viabilizar a plena realização da proposta de valor. E aqui o mais importante é identificar o melhor trade-off com cada parceiro.
Mesmo em sua simplicidade, um MVE pode ser uma ferramenta valiosa para a compreensão e para o aprimoramento do funcionamento do ecossistema pleno, suas futuras interações, seu grau de alinhamento potencial, e o nível de interdependência entre atores interessados.