FAQ - Perguntas Frequentes

Programa de inovação aberta com foco na realização de negócios com Startups capazes de apoiar os desafios da transformação digital, e interessadas na experiência empresarial e no acesso ao mercado proporcionado pelo Conglomerado Alfa.

  1. Foco integral na realização de negócios com Startups.
  2. Compromisso em apoiar Startups selecionadas por meio de mentorias qualificadas e de acesso ao mercado.
  3. Potencial para investimento ou aquisição de Startups.
  4. Parceria com uma instituição sólida, de alto prestígio e credibilidade.
  5. Múltiplas opções de negócio dentro do Conglomerado: banco, varejo, turismo, mídia, alimentos, agrobusiness e outros.

Estamos em busca de empresas que apresentem um crescimento rápido e consistente por conta da escalabilidade de seus modelos de negócio, e que estejam em condições de entregar resultados com rapidez. Adicionalmente, é do nosso interesse empresas com potencial para, em parceria, criar novas oportunidades de negócio. 

O programa é aberto a todos os tipos de equipes de empreendedores, especialmente aquelas que possuem especialistas em sua respectiva área de conhecimento e que se dediquem integralmente ao negócio.

Acesso ao Mercado

  • Acesso ao mercado Alfa
  • MVP e Provas de Conceito
  • Validações e Certificações
  • Modelos de Produção

Acesso ao Conhecimento

  • Mentorias com Especialistas
  • Aprendizagem na Prática
  • Universidades e Centros de Pesquisa
  • Institutos de Ciência e Tecnologia
  • Laboratórios, Parceiros de Tecnologia

Acesso a Capital

  • Capital Semente
  • Estágio Inicial
  • Estágio de Tração
  • Estágio de Consolidação

Não. O cadastramento e todo o processo de escolha correm por conta do Conglomerado Alfa. Do mesmo modo, após selecionada, a empresa não terá que investir nenhum recurso próprio para participar do programa.

O Alfa Collab é vocacionado à promoção de negócios de interesse do Conglomerado Alfa em colaboração com startups. Por isso, não se trata de uma aceleradora convencional, que em geral privilegia a transmissão de conhecimentos e qualificação das startups, em detrimento do desenvolvimento de negócios. O Alfa Collab aplica mentorias para o desenvolvimento da capacidade de realização do negócio do novo empreendimento.

Não. Nada impede, contudo, que ao final do programa, sujeito à eventual decisão mútua do empreendedor e de investidores, sejam acionista do Alfa ou um dos seus clientes, seja negociado entre as partes um investimento na empresa. Eventualmente o Conglomerado Alfa poderá fazer uma proposta de aquisição, total ou parcial da empresa, naturalmente só houver interesse do empreendedor.

Não existe. A startup pode ter negócios com outras instituições, financeiras ou de outro setor, ou ainda ter sido investida por outros parceiros.

Neste momento o programa será conduzido preferencialmente por meio de vídeo-chamadas. Eventualmente poderão ser realizados encontros presenciais.

A empresa selecionada permanecerá no programa de 3 a 6 meses.

Os direitos sobre propriedades intelectuais anteriores à realização da sua participação no programa continuam sendo de cada uma das respectivas partes. Novas propriedades intelectuais geradas pela interação do Conglomerado Alfa e da empresa participante serão tratadas em regime de co-titularidade.