Desenvolvimento de uma Sociedade Sustentável

O Conglomerado Alfa integrou à sua estratégia de negócios a contribuição para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, não apenas financeiramente, mas também dos pontos de vista ambiental, social e de governança corporativa (ESG, na sigla em inglês).

Juntos, mudaremos o mundo

Nesse sentido, as startups que participarem do programa Alfa Collab assumirão o compromisso de respeitar os dez princípios universais enunciados pelo Pacto Global das Nações Unidas. O respeito a esses princípios básicos permite às startups mitigar riscos inerentes às suas atividades e evitar danos não intencionais ao meio-ambiente e à sociedade.

Além disso, as startups que vierem a receber investimentos do Conglomerado Alfa deverão adotar políticas claras e implementar práticas de responsabilidade socioambiental e de governança relevantes para suas operações. A implementação dessas práticas pode trazer diversos benefícios às startups, por exemplo, maior atração de investidores, mais facilidade na contratação e retenção de colaboradores, melhor imagem e reputação da empresa, além de vantagem competitiva em relação a empresas menos conscientes sobre temas ESG.

O Alfa Collab dedicou ainda um cluster exclusivamente para abrigar startups de impacto, aquelas que têm a intenção clara de gerar um impacto socioambiental mensurável positivo, além do retorno financeiro. Por meio desta iniciativa, o Conglomerado Alfa busca oportunidades de investimento em startups que contribuam de forma significativa para a solução de algum dos maiores desafios da humanidade, conforme delineados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.